Uso de máquinas X Segurança do Trabalho

Uso adequado de ferramentas e máquinas preservando a segurança no trabalho

Conhecer e se familiarizar com inúmeras ferramentas manuais, automáticas ou elétricas de maquinários, dos mais simples aos mais sofisticados e modernos, é fundamental para preservar a segurança na obra do projeto dos trabalhadores, fora as demais vantagens que somente adicionamos com este conhecimento.

Eficiência na produção do projeto e o manuseio correto de ferramentas e máquinas, faz concluir tarefas e etapas com total perfeição,  deixando as atividades realizadas sem falhas. 

Qualidade e eficiência e todo conhecimento, só agrega ao funcionário e ao projeto, enriquece o mesmo, pois o uso devido de máquinas e ferramentas faz com que se realize as tarefas com precisão, somente obtendo ótimos resultados, evita estrago com materiais, desperdício, retrabalhos,  mal acabamentos, ou seja, somente benefícios para a construção. 

O conhecimento somente agrega, otimizamos o tempo, ou melhor, economizamos tempo, pois com o uso correto de ferramentas e maquinários agiliza muito o processo e etapas do projeto de construção

Quanto mais o profissional tem conhecimento, mais ele pode atuar em diferentes situações e adaptar por exemplo uma ferramenta que as vezes pode ter diversas funções, podendo ser utilizada com total exploração conforme o manuseio do operador. 

O profissional que domina com eficiência um projeto, com esse poder nas mãos, tem total consciência do seu alto valor no mercado. Pois é de muito valor o mesmo ter conhecimento e se destacar perante os outros, e sua valorização no mercado só aumenta.

Profissionais que possuem o entendimento sobre segurança do trabalho, tem vantagens, pois empresas estão cada vez mais a procura de pessoas qualificadas que estão seguindo um crescimento profissional,  procurando aperfeiçoamento e sempre com o conhecimento aflorando de inovações que acompanham o mercado, abrindo oportunidade de melhores empregos, até mesmo aumentando as responsabilidades com possíveis cargos de liderança de equipes. 

O mais importante, voltamos a falar de segurança.

A segurança no trabalho na construção civil é muito importante em muitos fatores, com esse conhecimento, se evita o risco de vida aos trabalhadores como quedas, exposição a materiais com risco a saúde, como por exemplo materiais químicos, acidentes com ferramentas e máquinas e acidentes com resíduos.

Aqui estamos esclarecendo um pouco dos pontos negativos que podemos evitar para preservar a segurança em ambientes de trabalho. 

É importante também manter parcerias com serviços fundamentais que preservam a segurança da obra e faz parte de toda a rotina da mesma. 

Quando falamos de resíduos, esses tem a maneira certa para ser recolhido e descartado, e para isso existe  o serviço de locação de caçamba que para uma obra é fundamental. 

O aluguel de caçamba é um serviço altamente importante para evitar acúmulo de resíduos na obra, sendo desprezado no local correto, seguindo todas as normas e legislações. 

Em todas as regiões, principalmente grandes cidades como São Paulo,  em barrios nobres como Lapa, Vl Leopoldina,  Vila Olímpia,  a construção civil está altamente desenvolvida. Grande São Paulo como Osasco e região também mostra um avanço cada vez maior. Isso indica investimento, estudos, evolução e tecnologia. Por este motivo, é importante o profissional acompanhar o mercado e saber cada vez mais sobre sua profissão.

Para uma segurança eficaz dentro do seu trabalho, tem que se começar pela avaliação dos riscos na obra. Cada tarefa com cada profissional específico e qualificado para tal, os com mais conhecimentos com as tarefas mais técnicas e com o conhecimento específico das ferramentas de trabalho, importante manter uma boa comunicação entre os trabalhadores e equipes. 

Todo treinamento é bem vindo. Todos profissionais têm que receber treinamentos sobre a segurança de trabalho da sua área atuante. Saber os riscos da sua função exercida, tomando consciência dos fatos, assim acompanhando as campanhas educacionais frequentes que normalmente as empresas costumam manter com uma comunicação clara e evidente. 

Nesses treinamentos, inclui um dos mais preocupantes que é a prevenção de quedas de acidentes da construção civil. E necessário colocar as medidas de prevenção como redes de proteção, uso adequados de escadas e plataformas, andaimes, e muito rigor com o uso dos EPI, ou seja, Equipamentos de Proteção Individual.  Estes sim, são indispensáveis para minimizar os riscos a saúde do trabalhador, os mais usados na área da construção civil, são capacetes, óculos de proteção,  protetores auriculares,  luvas, botas de segurança, cintos de segurança, entre outros. 

A inspeção na obra é crucial. Ter a certeza que funcionários ou operadores estão adequadamente nas suas funções, ou seja, dentro de cada conhecimento na sua atividade, equipamentos e máquinas funcionando sem defeitos, equipamentos individuais todos em uso, ou seja, uma boa supervisão evita surpresas indesejáveis. 

A manutenção regular e a inspeção de máquinas e ferramentas pode prevenir acidentes e colocar os profissionais em risco com a segurança.  

É normal vermos registrado na frente da obra e exposto a população a quantidade de dias que não tem acidente naquele projeto, isso indica uma transparência e uma boa supervisão e administração da construção.

Sendo assim, conseguimos agora realmente entender o quanto é importante a Segurança no Trabalho seja em qualquer área ou função, pois a vida vem antes de qualquer cargo! :)