A importância de um cronograma na construção civil


Crie um Cronograma para sua Obra

Cronograma combina com planejamento. Tudo que seja "Planejado", "Calculado" e "Estudado ", e tem um ótimo resultado.



Antes de fazer o cronograma de uma obra é necessário conhecer todos os serviços, processos, etapas a serem executados pelo responsável e por toda equipe. 

O cronograma dentro de uma obra só vemos vantagens em diversos assuntos. 

São benefícios e mais benefícios,  que levam a organização de diversas áreas, uma melhor qualidade na produção e como consequência,  uma gestão eficaz.

O estudo do projeto, profissionais fazem a planta, mensurando todo o contexto da obra, arquitetando como vai ser a estrutura física e assim ramifica todo o plano "obra" em diante. Seja ela pequena, média ou de grande porte. 

Saber o que vai ser feito e executado, agora é planejar como, quando, quanto; são perguntas que precisam estar com suas respostas certas e calculadas dar início ao serviço bem executado. 

Quando falamos em calculado, pensamos em orçamento,  logo, relacionamos ao financeiro. ou seja, o coração de uma obra. Onde tudo acontece ou para de acontecer se o orçamento fugir de tudo que estava previsto é a empresa não tiver recurso para dar sequência ao programado.

O financeiro precisa de uma programação onde se sabe valores de materiais, serviços prestados, aluguel de equipamentos, aluguel de caçambas,  funcionários ou colaboradores,  tempo de obra, se vai ser necessário financiamentos de banco ou se tem verba suficiente para levantar a obra prevista, entre outras tantas particularidades de um projeto. 

Tudo de uma obra do início ao fim depende do financeiro. Por este motivo, o planejamento mais perto da realidade é fundamental. Um falso cronograma,  gera futura expectativa,  porém durante sua execução causa transtornos como desavenças entre equipes, desmotivação,  problemas entre empresa e cliente e demais desacordos desnecessários. 

Estudos mostram que um dos motivos do planejamento sair do previsto são os tempos de chuva, onde os profissionais têm que colocar esse tempo dentro da sua margem de atrasos para não sair do cronograma atrapalhando todo o restante.

Um cronograma bem executado consegue fazer uma redução de custos dentro da obra, onde o responsável pelo mesmo consegue estar a frente dos acontecimentos, sempre já com as previsões necessárias e previamente revisadas junto co  sua equipe, com decisões a serem tomadas mesmo que imprevistos venham a acontecer.

Um ponto importante é o controle do prazo de obra. 

Esse também é totalmente ligado ao controle do financeiro. Uma obra bem executada e entregue dentro do prazo, evita que gastos se prolonguem fora do previsto. 

Para que isso ocorra, dentro do melhor possível, esse cronograma tem que se ramificar, mostrando etapas detalhadas, onde o seu acompanhamento possa ser diário, com evoluções no planejamento, tudo que não fique com a obra parada.

Ramificar um planejamento nada mais é que definir etapas da obra. Fica mais coerente e visivelmente mais prático cumprir os prazos e entregas as metas.

Com etapas, fica mais fácil de calcular materiais, funcionários necessários, ferramentas, prestadores de serviços, etc. 

Etapas fechadas, quantidade já prevista do que se usa, melhores orçamentos resulta e menor custo. 

Exemplo: Se for fazer uma locação de caçamba para 1 unidade ou para 20 unidades, com certeza a de maior quantidade terá um valor diferenciado. E assim ocorrerá para os demais materiais e serviços solicitados.

Um bom planejamento além de ter controle sobre evitar falta de material, onde uma obra pode ficar parada , o desperdício do mesmo e também evitar retrabalhos,  resulta em evitar atrasos e obviamente mais custo.

Estar preparado para adaptações dentro desses cronograma é fundamental. Não se pode estar engessado para decisões uma vez que pode ocorrer diversos imprevistos. 

O melhor é estar atento a todos os acontecimentos da obra, e estar a frente com olhos atentos para poder desenrolar as situações que podem ocorrer com todo projeto. Reorganizar a obra e evitar maiores obstáculos com grandes consequências. 

Imagina por exemplo grandes obras ficarem paradas  em São Paulo capital que acolhe principais bairros nobres como Lapa, Vila Olímpia, Leopoldina entre tantos outros ou até mesmo na Grande São Paulo como Osasco, onde o crescimento de construção civil só aumenta. Seria um prejuízo para as construtoras. Lembrando que atraso significa diretamente aumento no custo da obra. 

Hoje podemos chamar que existe o cronograma físico financeiro. 

É praticamente uma ferramenta que acompanha etapa por etapa, juntamente com o que determinou o financeiro. 

Acompanha o fluxo de caixa, equipes que estão mais desempenhadas e evoluindo no trabalho diário e geral, aproximando tudo dentro do mais realista possível. 

O cronograma uma vez efetuado, não deixa de ser um documento a ser seguido durante toda a obra, do início até sua finalização. 

É a diretriz para um trabalho com eficácia .