O lado Bom do Avanço Tecnológico

O avanço contínuo da tecnologia traz novas soluções e oportunidades 

O mundo está em constante avanço tecnológico para todos os sentidos que olhamos. 

Inovações que refletem na nossa vida particular, no dia a dia, no trabalho, nos relacionamos, ou seja, a sociedade está completamente ligada e acompanhando todas essas mudanças com grandes resultados, refletindo em todos nós de forma positiva, principalmente para os que estão antenados e abertos para renovações. 

O que antes era uma comunicação restrita, retrógrada,  hoje temos uma evolução com grandes resultados, podemos dizer uma eficaz comunicação.  A tecnologia possibilitou uma nova forma de  como falamos uns com os outros, aparelhos de fácil acesso a todos, aliás, hoje, quem é que não tem um smartphone em mãos?. Temos aplicativos, acesso a diversos tipos de mensagens diretas, redes sociais, chamadas de áudio, de vídeo, etc... Literalmente, só não se comunica quem não quer. 

A tecnologia de comunicação avança para aparelhos dos mais simples aos mais sofisticados. 

Além da comunicação fácil, temos acesso a informação com a mesma facilidade e rapidez que nos comunicamos. 

Hoje não conseguimos pensar em viver sem a Internet, e pensar que anos atrás, não tínhamos essa ferramenta tão útil em nossas vidas, e quando chegou, não era de tão alta tecnologia,  nem rica de informação e muito menos com a velocidade ou rapidez que hj temos acesso. 

Com essa evolução da Internet que todos temos acesso, obviamente chegamos mais rápido a informação.  

Podemos buscar o conhecimento de muitos assuntos pelas buscas feitas em sites específicos, temos acesso a cursos, reuniões, palestras e muitas formas de nos mantermos informados e atualizados com a Internet.  Tudo evolui, em todas as áreas. 

Exemplos mil posso mencionar aqui, alguns deles vou descrever.

A Medicina, quantas melhorias vem acontecendo com novas descobertas tecnológicas, como inteligência artificial,  impressão 3D, telemedicina; quantas outras descobertas a favor de cuidados com a saúde, e tendência é cada vez mais, as soluções se tornam personalizadas e de total confiança ao ser humano. 

Com tudo isso, os negócios tendem a fluir com maior tendência a melhorias, novas oportunidades,  redução de custos, análise de dados, Robótica, a forma que as empresas estão operando suas atividades, se concentra na inteligência artificial onde muitos estão cada vez mais interessados e praticantes. 

É tão acessível as informações que temos, que podemos ter melhoria na qualidade de vida usando a tecnologia de muitas formas. Casas com dispositivos totalmente informatizados, aparelhos que nos ajudam a manter um bem estar estar até mesmo com uma vida saudável, nos adequando ao confortável a segurança. 

Temos acesso a grandes privacidade, pois quem mora em grandes cidades sofre mais com esses problemas de segurança, como em São Paulo, bairros nobres como Lapa, Vila Leopoldina,  Brooklin,  Vila Olímpia. Não que outros não sejam motivo de preocupação com segurança, pois hoje existe um grande problema com a segurança pública. Tem muitos municípios como Osasco na Grande São Paulo que está usando da tecnologia com câmeras, para manter a cidade em melhor administração de segurança. 

Quanto mais aumenta a tecnologia,  mais recursos para a privacidade tem que ser criada. A exposição é grande de informação. 

É de extrema importância estabelecer regulamentações seguras e severas para manter restrito os dados dos indivíduos que faz uso da tecnologia.  

Falando ainda em segurança, o avanço da tecnologia também trás o aumento de hackers, crimes cibernético e sem dúvidas, medidas de segurança são indispensáveis para um crescimento saudável de grandes infraestruturas. 

Mesmo com muitas facilidades de acesso a informação usando a   tecnologia,  ainda temos uma desigualdade econômica, que leva o indivíduo ter dificuldades com a era digital, o déficit na educação já fala por si e a falta de acesso, leva inclusive a dificuldade com emprego. 

Esse impacto no emprego, pode ocorrer de maneiras que algumas tarefas podem deixar de existir, pela automação, outras funções aparecerão com a mudança tecnológica, e dai mais uma vez a importância de se manter equilibrado com as atualizações de mercado. 

O que não podemos é deixar que a alta tecnologia nos deixe total dependentes dela, a ponto de impossibilitar nossos pensamentos ou nossas próprias atitudes e articulações.  É importante saber que o equilíbrio é saudável e inteligente, até porque existe situações que precisamos juntar pensamentos,  críticas, soluções com a tecnologia avançada. 

Hoje em dia vemos que todas as profissões estão informatizadas, incluindo a construção civil que utiliza o BIM, é uma tecnologia que atua em 3D no projetos,  incluindo uma completa informação sobre o mesmo desde geometria, material, custo, etc...

Isso gera uma economia visível no orçamento e no financeiro do projeto, fora que a exatidão é de grande importância com muita redução de erros e retrabalhos e isso vai de encontro com outros benefícios como gerar menos resíduos, ja que a  sustentabilidade avança em nosso planeta. 

E para isso, o serviço de locação de caçamba se responsabiliza pelo resíduo e muitos outros lixos não só da construção civil, desprezando nos aterros autorizados e regulamentados, porém a aluguel de caçamba também entra no custo de serviço prestado, utilizados em uma obra. 

Hoje existem muitos recursos para deixar um projeto pré visto com a alta tecnologia.  Impressão 3D, sensores, Robótica estão presentes juntamente com a automação de processos e etapas, ou seja, estamos com muitas soluções de melhorias e oportunidades de grandes, médias e até pequenas complexidades de projetos, vai depender muito de cada profissional, sua qualificação e como ele está acompanhando todas as chances que estão disponibilizadas com calma e perspicácia.