Segurança no Trabalho

Segurança no trabalho para os prestadores de serviços de caçamba, tudo que precisa saber para garantir o bem estar dos seus colaboradores. 

A segurança do trabalho para os funcionários e colaboradores é um fator fundamental para todas as empresas principalmente  as que exercem manuseio de equipamentos pesados e manipulação de materiais de risco como o de locação de caçamba.

Existem pontos importantes a serem levados em consideração para se precaver de todos os riscos quando falamos no serviço de aluguel de caçambas. 

Primeiramente o colaborador precisa de treinamento completo da execução do seu trabalho e da importância de utilizar corretamente os seus Equipamentos de segurança individual,  os EPIs. Lembrando que alguns desses equipamentos são luvas específicas, botas de segurança, capacetes, cinto de segurança, protetores auditivos, máscara respiratória,  entre outros, é preciso incluir nesse treinamento como seguir todas as instruções de uso corretamente. 

Caçambas em perfeito estado, com manutenção em ordem e preventiva, é de extrema importância também. Danos podem acarretar em acidentes como um sistema de travamento com defeito ou o desgaste em excesso.

Veículos que são utilizados para transporte precisa estar também com manutenção em dia, freios, sistema de sinalização, iluminação,  pneus, mecânica, todo o transporte tem que estar em plena conservação. 

A sinalização correta tanto do transporte como da caçamba é necessário para também evitar acidentes a terceiros. 

O descarte de resíduos podem apresentar riscos à natureza, seguir todos os critérios e orientações locais para evitar a contaminação de solo, ar e água também é necessário para evitar maiores problemas. 

Os trabalhadores que trabalham com o serviço de locação de caçamba, estão sujeitos a manipular carga, peso excessivo,  esforço físico. Para isso, é de importância a empresa oferecer ferramentas e treinamento para utilizar corretamente e assim diminuir a sobrecarga física. Dessa forma, pode  prevenir lesões musculares, ósseas, acidentes pequenos ou de grande proporções. 

Avaliar todos os possíveis riscos ligados ao serviço de caçamba, para poder aplicar medidas de prevenção e segurança, é necessário,  como tombamento e quedas de resíduos por exemplo, a segurança de limite de carga, cintos de segurança para prender corretamente a caçamba no transporte tanto na sua entrega como na retirada. 

O colaborador precisa ter livre acesso de comunicação com a empresa para identificar questões de segurança, reportando até mesmo com ordem de serviço para ficar registrado administrativamente condições que podem apresentar riscos aos funcionários ou a terceiros e sim, tomarem as medidas cabíveis de prevenção ou de manutenção necessária.  

Protocolos de comunicação, ajudam a identificar falhas e promovem ação efetiva . Reuniões para abordar temas, renovar informações, receber com regularidade a participação dos envolvidos que estão exercendo o trabalho na rua, é importante para poder reforçar a inspeção de melhorias para se evitar acidentes. 

Controlar a área que a caçamba estará estacionando é de extrema importância para terceiros não autorizados se aproximarem ou que fiquem em situação de risco até mesmo colidindo com a mesma. 

Um exemplo considerável, com fluxo grande de pessoas e veículos podemos citar São Paulo,  com bairros de extremo movimento diurno ou noturno como Lapa, Brooklin,  Vila Leopoldia, Jardins e também cidades como Osasco, Barueri, São Bernardo.  A movimentação é sem interrupção,  então, a sinalização é um fator importante a se manter.

Em caso de acidente, é de obrigação da empresa, colher todas as informações detalhadas para poder identificar as causas, se houve falhas e decidir medidas cabíveis para evitar novos casos desagradáveis como o ocorrido.

É de valor expressivo, supervisionar todos os níveis de organização do serviço prestado, desde o nível de diretoria gerência e colaborador. Estabelecer procedimentos necessários que todos cumpram normas, legislações, atualizando- se das conformidades regulares, atualizar- se sobre normas de segurança, cumprir todas as exigências legais, garantir que a empresa se enquadra em todos os instrumentos legais do serviço prestado de locação de caçamba.

Recomenda-se um seguro adequado para os colaboradores  que exercem diretamente a atividade de aluguel de caçamba e a terceiros.

Esses seguros podem incluir diversas coberturas. 

Seguro de acidente de trabalho, o nome já diz tudo, para proteger funcionários em caso de acidente, lesões ou algo referido a vida do colaborador, que seja relacionado ao trabalho exercido. Dando-lhe cobertura com despesas médicas, incapacidade temporária, ou em casos extremos como indenização por invalidez ou morte.

Seguro de responsabilidade civil, que envolve terceiros como danos a propriedades, lesões corporais, oferecendo cobertura financeira e indenização. 

Seguro de frota, protegendo seus veículos de transporte. 

Seguro de incêndio e explosão, dependendo do tipo de material de resíduo é importante manter contratação do mesmo.

Seguro de responsabilidade ambiental, também necessário as empresas de locação de caçamba que trabalha com resíduos perigosos, que podem causar vazamento contaminando solo, ar e água, cobrindo esses danos ambientais com proteção financeira em casos de danos com o meio ambiente. 

Uma corretora de seguros especializada deve ser consultada para poder direcionar os seguros especializados e mais apropriados com a cobertura necessária para as atividades de locação de caçamba. Lembrando que cada localização atinge uma necessidade, sempre é bom avaliar as condições locais para ter a consciência do que é de tal importância a se contratar. 

Tudo que podemos prevenir, estudar, se respaldar, é importante para o colaborador e para a empresa. Cada detalhe é importante e pode ser crucial e relevante, para manter um trabalho de excelência sem colocar a vida dos funcionários em risco e poder mantê-los em total segurança.