Você sabe a importância do resíduo da sua construção no seu projeto?


Mas o que a construção civil tem a ver com tudo isso?

Quando começamos a falar de resíduos,  lidamos com alguns fatores importantes que vamos citar como a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, saúde pública,  legislações, entra outras inúmeras coisas poderíamos também falar, mas entre muitas, vamos falar das mais importantes.

A construção civil é sem dúvida uma grande e principal geradora de lixo, resíduo sólido ou seja, prejudicando muito nosso meio ambiente. 

O descarte adequado do resíduo da construção, vai diminuir as negativas ambientais. 

O que significa isso?

Todos sabem que a própria ação do homem vem mudando cada vez mais a natureza, de maneira negativa, agindo indevidamente com as regras que já existem para prevenção de diversos acidentes mesmo a longo prazo, mas que futuramente reverte contra a própria humanidade, uma vez falando de meio ambiente. 

A sustentabilidade ambiental busca um equilíbrio de preservação com a evolução, onde o mundo se atualiza com as novas tendências, onde tudo vem se modificando junto com a tecnologia avançada.

Para que não aconteça um crescimento desequilibrado, existe uma forma adequada para seguir com legislações,  regras, condutas de preservação; e assim possamos ter um crescimento adequado, principalmente para o futuro, pois já houve muito desenvolvimento sem planejamento em um passado, hoje já está diferente mas ainda longe do que realmente é necessário. 

Outro fator importante quando falamos de descarte de resíduos é que também afeta a saúde pública. Uma vez que os resíduos são expostos inadequados ou descartados indevidamente nos locais inapropriados, como por exemplo produtos químicos sendo totalmente tóxicos ou inflamáveis,  isso coloca a vida dos demais em risco, inalando por funcionários da obra ou por que estiver próximo sabendo que isso está sendo jogado na natureza, fazendo mal a todos.

Para que tudo isso não aconteça, existe as legislações a seguir, normas, leis, regras. Importantíssimo contratar os prestadores de serviços especializados para cada um na sua devida função. 

Alugar caçamba para recolher os resíduos da sua construção é um deles.  Eles têm o local ideal para desprezar com toda segurança e já adaptado e liberado para tal. A locação de caçamba acaba sendo um serviço indispensável e inevitável para você que trabalha na construção civil diretamente com uma obra ou projeto. 

Em São Paulo/ SP dentro dos diversos bairros Leopoldina,  Lapa, Brooklyn, Vl Olímpia e Grande SP como Osasco e região, a engenharia civil, principalmente em automação predial, aponta um crescimento cada vez maior, de grande importância.

As empresas são supervisionadas com grande rigor para que não infrinja as leis para e não prejudique o meio ambiente, preservando ao máximo o que nos resta, pois o mesmo já foi bastante prejudicado no passado, então basta casa um fazer a sua parte. 

Por falar em casa um fazer a sua parte, dentro de casa, já podemos colaborar. 

Somos gerador de lixo constantemente.

Somos responsáveis por isso também. Cada um é responsável pelo seu lixo. 

E como fazer o certo?

Primeiro precisa saber o que é reciclável e o que não é reciclável. 

O que usamos mais dentro dos recicláveis são: plásticos, metais, papéis e vidros. 

Uma observação sobre os plásticos: temos que tentar usar em menor quantidade, pois o plástico não é biodegradável. 

Temos que organizar recipientes adequados para serara los.

Materiais orgânicos como restos de alimentos, não precisam ser desprezados e sim reutilizados como por exemplo fazer uma compostagem de resíduos orgânicos e transforma los em um adubo orgânico. Ótimo para colocar nas suas plantas em casa ou até mesmo quem tem o costume de ter a sua própria horta.

Tudo que puder reutilizar é uma forma de reciclar, começando este hábito em sua própria casa é uma ótima iniciativa. Potes de plásticos,  potes de vidros, antes de jogar no lixo, reveja se algo tem uma forma de reutilizar, as vezes até como forma de virar um artesanato e muitas viram até fonte de renda. 

Reutilizar é importante, mas o que temos que descartar, o mais importante é saber onde ao certo. Descartar corretamente é de total relevância, faz toda diferença inclusive os materiais não recicláveis.

Falamos de produtos químicos, além deles temos outros materiais perigosos que também precisam ser desprezados uma vez que perderam a sua utilidade dentro de casa por exemplo, como: pilhas, baterias, medicamentos vencidos entre outros. 

É muito importante saber que cada região tem um ponto de coleta para cada tipo específico de material. Todos nós somos responsáveis a nos mantermos informados de todas essas observações. Fazendo isso, estamos fazendo a contribuição individual e perante a sociedade. 

Importante dividir a informação útil com a família, amigos, se todos tiverem o bom hábito, somente assim faremos uma corrente com a boa ação a favor da natureza e assim refletindo na sociedade e com a humanidade, sendo uma lei do retorno.