Quais Profissionais Preciso Contratar Para Reformar Minha Casa?

Quais caminhos para uma boa contratação de profissionais para uma reforma em sua residência ?

Quando falamos em reforma, a palavra tem vários adjetivos que podemos associar.  Mudança, repaginação, motivação, criatividade, satisfação entre outros, mas também temos decisões, preocupações,  sujeira, bagunça e muita responsabilidade quando se resolve modificar ou construir algo.

Tem muitas pessoas que não acreditam estar aptos a realizar esse tipo de tarefa por si só, e saem a busca de profissionais. Muitos acabam tendo problemas na hora da contratação desses prestadores de serviços, já ouvimos de tudo um pouco, profissional abandonou a obra, que começaram vários projetos ao mesmo tempo e se perderam não terminando nada, outros recebem é não dão continuidade, as vezes fazem um trabalho com péssimo acabamento, e por vai. Como também tem profissionais de super indicação por tão perfeito limpo e organizado que é seu trabalho. 

Enfim, em toda área temos profissionais bons e ruins.

Contratar os bons para uma reforma em sua residência, faz toda a diferença para ter uma finalização de ótima qualidade, deixando-o satisfeito com tanta perfeição. Aliás, quando falamos em reforma, logo pensamos na modificação, e que seja sempre para melhor, destacando bons acabamentos.

Comece tendo um bom planejamento do que quer para saber repassar a informação da proposta  ao profissional, ambos precisam de uma boa e clara comunicação para que o seu projeto inicial seja avaliado e compreendido. Obviamente,  o profissional pode e deve dar sugestão até mesmo de possibilidades reais da obra.

Após você ter exatidão do seu projeto, vamos as dicas de como conseguir bons profissionais para um bom trabalho. 

Comece pesquisando, tente a opção de indicação com família, amigos, empresas de caçambas, Internet, em sites especializados, redes sociais que hoje são muito ativas nesse tipo de busca, mas não deixe de pesquisar em todas as fontes possíveis pedindo indicação e referência  Procure trabalhos feitos e analise os detalhes, acabamento, algo que possa avaliar o tipo de reforma feita pelo profissional, onde você possa formar opinião.  

Você tem a opção de escolher profissionais autônomos e empresas. Com autônomos procure todas as referências para não ter desagradáveis surpresas e lembre-se das referências seguras para chegar a um possível acordo. 

Falando de empresas, verifique se há credenciais, licenças, certificações, tudo isso pode indicar compromisso com o cliente, competência e boa qualidade do serviço prestado. 

Faça um contrato por escrito. Tudo que for acordado desde funções a serem executadas, como cronograma, forma de pagamento, prazos, se há material incluso no orçamento, mão de obra, tudo que possa dar respaldo para ambas as partes. Seja objetivo, claro e transparente esclarecendo detalhes para que não haja dúvidas no que estão acordando. 

Avaliar a experiência com projetos já realizados pelo mesmo pode ser uma boa referência a se medir o padrão de qualidade. 

Profissionais com experiência, tem mais facilidade de encarar novos projetos, opinar e ter condições e ferramentas para atuar livremente nas tarefas. 

Procure fazer orçamentos, pelo menos com três profissionais.  Seja detalhista na sua proposta inicial dessas mudanças e no que queira fazer. Solicite prazos, material, mão de obra, se vai precisar de serviços terceirizados como por exemplo locação de caçamba.  Se sim, quantidade, tempo, pois como este serviço de aluguel de caçambas tem prazo de entrega e retirada, tudo tem que estar dentro do planejado para não fugir do seu orçamento previsto. 

Compare os orçamentos analisando todos os pontos importantes, como experiência, valor, referência e custo benefício. 

Se for o caso para se certificar do histórico do profissional,  entre em contato com antigos clientes responsáveis pelas obras. Busque referências de qualidade de trabalho, pontualidade,  se houve algum problema considerável durante a execução do projeto. Todas informações podem agregar na hora de uma possível contratação. 

Avalie a comunicação e a compreensão do profissional com você. Ambos precisam ter total clareza no que estão se referindo. Você ao esclarecer o que realmente deseja para seu projeto e ele na absorção de suas informações para executar o que está sendo solicitado e proposto, possivelmente dar sua opinião se é a melhor opção ou não, se tem melhor sugestão ou alternativas cabíveis. 

As vezes um bom profissional pode aperfeiçoar seu projeto inicial com boas e sugestivas ideias. 

Se certifique que os profissionais ou a empresa a ser contratada possuam seguro adequado para cobertura de possíveis danos que podem ocorrer durante e depois da reforma. Acidentes e incidentes podem acontecer mesmo com grandes empresas contratadas. 

Todo tipo de precaução é válida na hora de se contratar um profissional ou uma equipe de profissionais na execução de obras seja pequena ou grande.

Quando falamos em encontrar bons profissionais,  estamos nos referindo de uma pesquisa de grande proporção. Imagine uma cidade como São Paulo , na sua imensidão, a quantidade de profissionais espalhados por bairros como Lapa, Vila Leopoldina,  Vila Olímpia,  Brooklin,  Jardins e muito mais; onde temos grandes construções, fonte de inúmeras referências, também na grande São Paulo como Osasco, Barueri e Campo Limpo, são fontes de pesquisa onde pode extrair bons resultados não vai faltar.

Insista nas suas buscas e selecione que mais te atrair confiança,  certamente terá informações necessárias para uma boa opção de contratação, tendo tranquilidade e sucesso, e seguindo essas dicas selecionadas, sendo coerente e atencioso no que está se dispondo a executar.