Aumento de Emprego no Setor da Construção Civil

O que pode aumentar a possibilidade de emprego na construção civil ?

Hoje temos um mercado de trabalho competitivo e seletivo, muitas mudanças já aconteceram e outras tantas ainda estão por vir, e temos que acompanhar o crescimento e andamento dos fatos, principalmente com a alta tecnologia, não só na área da construção civil mas como todas as profissões. O mercado de trabalho exige cada vez mais aperfeiçoamento e conhecimento  do profissional.  Quanto mais qualificado mais chance de estar incluso em boas vagas de emprego com bons salários e cada vez mais disputado pelas empresas. 

Existem várias formas de aumentar as possibilidades de emprego na construção civil e vamos mencionar algumas delas. 

Entre tantas formas, estar qualificado é a principal delas e isso significa que você precisa estreitar suas habilidades, seus conhecimentos, seja em qual for a área escolhida é primordial. Uma formação, graduação, cursos específicos, o que for escolhido lhe trará conhecimento técnico,  atraindo os olhos dos responsáveis pelas contratações.  

Bons contatos, bons relacionamentos entre empregadores anteriores, colegas de trabalho e cultivar bons contatos é muito bem visto. Não perca oportunidades de frequentar feiras, eventos, algo que seja relacionado a sua área, isso possibilita uma possível vitrine do seu trabalho. É ótimo que as pessoas te conheçam e saibam do seu trabalho. Não ser esquecido é fundamental.  

Atualização é uma exigência primordial hoje em dia, tudo que for ultrapassado fica para traz, saber o que está de novo no mercado, as tendências e as novas evoluções é de fato uma exigência pessoal que cada um deve ter. 

Essa atualização na indústria da construção civil, pode acontecer de inúmeras maneiras  como por exemplo, novas técnicas de construção,  regulamentação,  leis, adaptação de sustentabilidade entre outras. 

A empresa notando que você está bem informado, atualizado e acompanhando as evoluções e estudos técnicos já concretizados, pode valorizar o profissional. Estar ciente que o saber é sempre mais e estar apto para aprender, pois as atualizações não param e estar aberto para inovações somente aumenta as oportunidades de emprego ou no mercado. 

Na área de construção civil o que acontece muito, é que muitos operários saem de cidades distantes, interior e outros estados as vezes para chegar em São Paulo capital, bairros como Lapa, Vila Leopoldina,  Vila Olímpia, Brooklin ou nas redondezas da Grande São Paulo como Osasco, onde a construção civil tem um grande avanço proporcionando muitas oportunidades de empregos, pois muitos vêm de lugares que as vagas de emprego são praticamente nulas. 

Quando chegam, muitas vezes sem algum conhecimento, precisam do mais básico, como moradia e até se sujeitam a qualquer emprego no início para ter uma oportunidade, e nessa fase muitos buscam aperfeiçoamento,  cursos, evolução,  aprender e acabam crescendo profissionalmente.

Existem vários tipos de qualificações como das mais tradicionais,  educação formal, até as mais variadas tanto na construção civil como nas demais profissões, o que caracteriza os cursos especializados.

A educação formal trás a formação acadêmica,  tem diversas graduações como Engenharia Civil, Arquitetura, Tecnologia da Construção e entre outras. Esses são cursos mais completos teoricamente,  tecnicamente e na prática. 

Falamos também de cursos e especializações. Também formal, mas são cursos técnicos para estreitar as habilidades, filtrar o que mais se identifica, especificar conhecimentos e habilidades. Existem diversos tipos de certificações para se especializar. 

Especializar se em uma determinada área, é se aprofundar em um assunto e dominar o que realmente vai trabalhar. Isso se torna interessante para as empresas, ter pessoas especializadas seja lá no que escolher, é de total diferencial. pois evita retrabalhos com amadores na profissão. Obviamente, esses retrabalhos na obra são diretamente ligados a custo, desperdício,  material inutilizado por exemplo,  mais resíduos,  mais solicitações de serviços terceirizados como a locação de caçambas. 

O Aluguel de caçamba é um serviço indispensável na construção civil, porém como tudo tem sua previsão de uso e gasto, ou seja, todos atos da construção civil refletem no financeiro do seu projeto, e é aí que entra o aprendizado prático, pois é nele que se aprende a expertise do dia a dia no local de  trabalho, tudo que se aprendeu na teoria agora é hora de colocar em ação, saber projetar o trabalho do início ao fim, evitando desperdícios, deixando o projeto dentro de um orçamento adequado e buscando parcerias confiáveis, como por exemplo empresa de locação de caçambas.

Continuamente a indústria está evoluindo e na construção civil não seria diferente, temos muitas novas tendências, novas tecnologias e novas evoluções, parar no tempo significa parar no mercado de trabalho, parar de crescer. 

Vale lembrar que além das evoluções tecnológicas,  a construção civil tem uma alta regulamentação em termos de segurança, controle de qualidade, sustentabilidade,  leis e está em constante mudança. Se manter atualizado nesses assuntos é muito importante. 

Investir em si para sua qualificação, seja na construção civil, ou qual for sua área, vai lhe trazer conhecimento, melhor habilidade, confiança e te deixar extremamente competitivo no mercado de trabalho e muitas vezes a frente de outros candidatos , aumentando as chances de progresso na carreira.