Como Criar um Escritório Dentro de Casa

Querendo transformar um dormitório de sua casa em seu mais novo escritório? Se prepare para ter um ambiente incrível e acima de tudo funcional. 

Transformar um ambiente que não está com utilidade dentro da sua casa, sempre é uma ótima ideia, ainda mais quando se fala em aproveitar espaço, disponibilizar e criar ambientes agradáveis e com muita serventia em sua residência. 

Comece planejando, o que está idealizando em mente, todos os detalhes, criatividade ativa e  ideias agregadas, para se inspirar, pesquise as tendências, junte o que precisa ter no seu escritório abusando da tecnologia.

Pesquise se sua reforma precisa de alguma autorização , certificação ou licença de órgãos locais da sua região, como prefeitura, sub prefeitura, para que não esteja fora de alguma norma temporária mesmo que seja momentânea. 

Cuide da sua segurança, use EPIs necessários para não causar acidente ou sofrer alguma lesão desnecessária. 

Organize se para que tudo no seu ambiente fique aconchegante e funcional para que você consiga exercer em perfeitas condições  suas atividades profissionais.  

Após um belo planejamento, comece o orçamento, ele deve constar tudo que for necessário para seu projeto estar pronto para iniciar, desde primeiras modificações mais simples aos toques finais decorativos .

Após feito isso, desocupe  totalmente o ambiente para ter uma visão clara do espaço. Veja as medidas e coloque tudo no papel. Um novo layout começa a nascer, surgindo com novo design de móveis, acessórios decorativos, etc. 

Comece pelas paredes, se for mexer em algo estrutural, reveja tomadas de conexão. As instalações elétricas são de extrema importância em um ambiente. Tenha pontos distribuídos para o espaço. Caso não seja das suas habilidades essa parte elétrica, contrate um profissional adequado, no caso um eletricista, para maior segurança e facilidade no seu trabalho.

Sempre que ver a necessidade de chamar um profissional para qualquer que seja a tarefa, não hesite, mesmo tendo o controle das ações na sua obra, será  necessário a contratação de prestadores de serviço, como o de locação de caçamba para retirar resíduos da sua construção.  

O aluguel de caçamba é necessário para manter a obra limpa, e a empresa se responsabiliza adequadamente com o entulho, desprezando em locais apropriados e regulamentados.

Dando continuidade, estruturas já resovidas, após essa etapa vamos começar a dar vida no ambiente com as cores. Pesquise cores que fortaleça a boa concentração   que não seja cansativa, propícia para um ambiente que precisa ser livre de poluição visual para seu maior desempenho. 

Cuide da boa iluminação, aproveite a luz natural, caso haja janela. Escolha luminárias apropriadas para mesa, teto, tudo que garanta um ambiente adequado  para seu trabalho. 

Móveis adequados para um escritório aconchegante, moderno, existe uma grande variedade de tipos, preços, avantajados de conforto e bom gosto, desde prateleiras, mesa de trabalho, cadeiras de escrito, essa escolha com cuidado, dando prioridade as que conservam uma boa postura;  armários para que possa organizar arquivos ou o que for necessário. Tente organizar os móveis que atendem o tamanho do cômodo. Eles precisam ser funcionais e deixar o ambiente aconchegante. 

Equipe seu novo ambiente com material de uso, concentrando tudo neste novo espaço de fácil acesso. Faça de forma que não interrompa seu trabalho caso precise abastecer  algo que precise usar, como por exemplo papel para sua impressora, tenha tudo em mãos. 

Aparelhos eletrônicos dos mais simples e necessários aos mais sofisticados, trazem total agilidade e acaba sendo fundamental para qualquer das suas funções no seu profissionalismo. Lembre se de preocupar se com o isolamento acústico, importante para prevalecer um ambiente silencioso, livre dos ruídos externos, principalmente quando estiver em uma reunião.  

Instale tudo como manda manuais e tutoriais disponíveis, deixe o mínimo de fios a mostra, tente organizar- se a ponto desses acabamentos ficarem perfeitos, fica muito mais elegante e visualmente perfeito.  

A Internet é algo indispensável. 

Este novo ambiente será onde você está disponível para expandir com o mundo a fora. 

A decoração é muito pessoal, então, siga seu bom gosto, tente agregar elementos inspiradores e motivadores. Abuse das combinações como obra de artes com plantas, inspire se em revistas, sites de decoração, sempre tem muitas novidades de alto nível. 

Na cidade de São Paulo, em muitos bairros como Lapa, Brooklin,  Vila Olímpia, Vila Leopoldina,  Jardins,  ou até mesmo na Grande São Paulo como cidades de Osasco , Barueri; existem lojas exuberantes com alta categoria e boas inspirações quando se fala em decoração. Dá mais simples a mais evoluída modernidade. 

Você pode naturalmente  se atrever indo a busca, com certeza terá um equilíbrio entre seu bom gosto e o que o mercado tem a lhe oferecer. 

Certamente sua simples obra se transformará em uma obra de arte. Com atenção, zelo, boa vontade e criatividade será um sucesso.