Principais Etapas para sua Obra

Descubra quais são as principais etapas de uma obra.

Seja grande ou pequena a obra a se realizar, seguir etapas podem facilitar sua vida, não te deixando perdido nas tarefas. 

Sempre que se pode seguir algo já testado e aprovado por outras pessoas, quer dizer que funciona. E se funciona, nada mais prático e inteligente aproveitarmos dicas e instruções que já estão comprovadas.  Aqui vamos falar de etapas para uma obra residencial. 

Em um cronograma da obra, vai conter um planejamento, e neste, o tempo do início ao fim da construção. Assim é possível você identificar atrasos e problemas que podem surgir durante a obra, sendo uma vez bem elaborado , será uma ótima ferramenta para seu projeto, porém se não for bem feito com eficiência e precisão, será um novo problema a você, pois algo nesse sentido sem qualidade, vai lhe trazer furos no projeto e vai deixa-lo totalmente sem previsão, sendo possíveis retrabalhos, onde acaba desprogramando a sua obra e seu orçamento. 

Vale ressaltar que a contratação de profissionais qualificados para cada segmento é importante. 

Não é viável optar por um profissional que prefere fazer de tudo. Se certifique da mão de obra. Tire referências, indicações, procure projetos antigos que o profissional executou. Saiba se ocorreu problemas, atraso, essas precauções antes de dar início são importantes.  Após a contratação,  reafirme tudo que combinaram com um contrato detalhado, respeitando também as legislações locais, pois cada uma pode seguir algumas regras determinantes para um bom trabalho. 

Então vamos mencionar um pouco de cada etapa a seguir. 

Primeiramente começamos com o projeto, onde terá do início ao fim todas as informações necessárias e  teremos uma sequência a seguir. O projeto vai de possibilitar ver a obra como um todo, analisar o local, o espaço em geral e quais os elementos construtivos, como por exemplo, se será ou não de alvenaria, madeira, ou seja lá qual for a sua escolha.

Dentro do projeto, estará todo o necessário para desenvolver a construção, inclusive se for utilizar aluguel de ferramentas, aluguel de caçambas,  orçamento de materiais, que inclusive, será a hora de obter os valores e cotações para definir onde e com quem irá fechar as compras e contratações e poder dar início.

Terá que pré estipular quantidade para ter orçamentos precisos. Tempo de uso, como por exemplo nas empresas de locação de caçamba, terá que saber o tempo que será necessário o serviço, para poder sincronizar com a obra e contratar o serviço da melhor forma sem desperdícios. 

Seguimos para o serviço primários da obra. Onde se compreende nas atividades de limpar o local, instalações básicas de utilidades como energia, água, esgoto, ou seja, tudo que necessite o projeto e  que permite os trabalhadores desenvolver o mesmo. 

Começamos a ver o projeto em execução,  de forma que a estrutura já tenha início, onde vão as vigas, Lages, ferro, etc.

A importância desde início é gigantesca, pois qualquer problema, ou algo mau calculado em uma dessas partes, pode comprometer a construção por um todo. 

Após a estrutura feita, vamos para a instalação hidráulica, que é o conjunto de serviços, tubos, conexões, equipamentos, louças, etc. Definir pontos de água fria e água quente também faz parte dessa etapa.

Trabalhar a parte elétrica, nessa etapa, aproveite para determinar tomadas com as suas respectivas potências, trabalhando com a instalação de energia, calcular a potência total, criar circuitos elétricos, instale lâmpadas e interruptores. 

Chegamos onde o imóvel vai tomando vida, a parte de acabamento, pronto para as instalações de piso, azulejos,  papel de parede ou pinturas da parede.

Em São Paulo,  temos lojas incríveis de muitas opções e de todos os gostos para a escolha desse material e com certeza vai deixar seu imóvel sensacional. 

Bairros nobres como Lapa, Vila Leopoldina, Brooklin,  Vila Olímpia, Jardins, todos esses e muito mais são localizações de muitas lojas e empresas para esse tipo de orçamento e escolher o que mais te agrada. 

Cidades também como Osasco, Barueri, São Bernardo, possuem grandes lojas que agregam muito na sua construção. 

Com isso chegamos a etapa final, onde fazemos a inspeção e fazer testes para saber a qualidade e as funcionalidades se estão todas do modo certo. 

Por último, depois fazer a limpeza do ambiente estando pronto para moradia, na entrega da obra, pode ter alguns documentos a serem assinados, depende da burocracia da região por exigências locais ou do cliente, mas estando tudo certo,  seguiu todos os passos, com certeza terá sucesso na entrega do projeto, com satisfação garantida que é o mais importante.