Kit de Primeiros Socorros para Mototristas

Esteja preparado para emergência. Tenha um kit de primeiros socorros no caminhão e saiba como usar corretamente.

Todo trabalho requer cuidado e atenção, ainda mais quando nos referimos a executar tarefas braçais. Algo que pode incluir força física. 

O motorista operador de caçamba é responsável pelo transporte de resíduos e materiais como terra, entulho de obras, etc. Algumas situações de emergência podem surgir, sendo coerente cada um saber contornar, agir com precisão e eficiência,  podendo assim, diminuir algum dano ou superar a ocorrência de acordo com a espera de um serviço de socorro para total domínio da situação. 

Vamos abordar alguns pontos importantes para você motorista condutor de caçamba estar ciente e orientado  

Cuidar da segurança pessoal é imprescindível para proteger a si e aos que estão ao redor. Saber agir de forma rápida e corretamente pode ajudar a evitar consequências como lesões ou até mesmo a óbitos. Em caso de acidente ou emergência, é necessário atitude. E sim, atitude precisa.

Se prevenir de danos materiais, o motorista pode amenizar como por exemplo, queda de carga, problemas mecânicos com o caminhão, sabendo como agir, pode diminuir os supostos prejuízos. 

Eficiência e rapidez, muitas vezes pode fazer toda a diferença. Saber agir, o motorista de caçamba pode responder de forma correta a autoridades as perguntas precisas, para um possível envio de socorro ou resgate,  atendendo até mesmo as solicitações de um socorrista enquanto o mesmo não chega ao local.

O motorista precisa saber de todas as regulamentações,  leis e regras de segurança, de trânsito, das suas funções e tarefas. Treinamento é sempre importante para até mesmo atualizar os colaboradores do que já sabem, mas reforçar as informações são sempre de extrema importância. 

O kit de primeiros socorros é de muito utilidade. Nele contém suprimentos básicos para iniciar um breve atendimento de emergência até que chegue um profissional de saúde. 

Curativos adesivos para pequenos cortes.

Gazes esterilizadas para cobrir ferimento mais exposto com sangramento. 

Esparadrapo para poder fixar curativos.

Atadura para imobilizar uma lesão.

Tesoura para cortar Curativos ou até mesmo fazer abertura na vestimenta caso seja necessário. 

Luvas descartáveis para evitar o contato com secreções corpórea como sangue e evitar possível contaminação. 

Pinças para remover pequenos objetos da pele como um espinho na pele por exemplo. 

Compressas antissépticos, podem ajudar na limpeza de um ferimento. 

Medicamentos básicos como analgésicos ou antissépticos comuns de uso já de costume para uma situação de urgência.  

É importante que neste kit tenha um manual por escrito para que o motorista tenha como ser orientado por escrito. As vezes na hora de nervosismo pode ocorrer esquecimento. O kit de primeiros socorros é útil, mas saber utiliza-lo é mais importante. 

Saber a que tipo de socorro acionar também é essencial.

Serviço de assistência médica SAMU, 192, em São Paulo, em casos de feridos no local e que precisam de atendimento imediato.

Eles chegam de ambulância no local, prestando os primeiros cuidados e encaminham para uma unidade de atendimento se for necessário. 

Na cidade de São Paulo, em todos os bairros dos menores ao maiores como Lapa, Vila Leopoldina,  Vila Olímpia, Brooklin, estão supridos de ponto de apoio e indicados ao atendimento médico para receber vítimas de acidentes ou ocorrências de emergência.  

Cidades como Osasco também está com suporte estrutural para o mesmo e assim ocorre com as demais localizações geográficas.

Corpo de bombeiro se houver incêndio ou vazamento de substâncias que podem oferecer perigo. 

Polícia de trânsito para fazer o registro da ocorrência e poder também ajudar no tráfego do local. 

Serviço de guincho caso precise que o veículo seja removível e esteja danificado a ponto de não poder fazer isso sozinho. 

Quando chamar um socorro, seja qual for, é importante clareza nas informações,  manter a calma e seguir as orientações do socorrista. 

Números de contato varia de acordo com cada região. Sempre é importante ter anotado esses telefones e saber de todas que podem fazer uso na sua localização.

Um condutor , motorista dessas empresas de locação de caçamba , podem se deparar com várias situações de emergência. 

Acidentes de trânsito, como colisões em veículos,  pedestres ou objetos. 

Queda de carga, a caçamba pode se deslocar, derramar, cair ou tombar, podendo causar risco ao motorista da empresa de aluguel de caçamba, como também a terceiros. 

Mecânica do transporte de caçamba. O veículo pode apresentar problemas técnicos,  como por exemplo falha no freio. 

Condições climáticas podem deixar o percurso mais perigoso e delicado,  com mais probabilidade de ocorrências com acidentes. 

Incêndio podem ocorrer no veículo, causado por um hiper aquecimento ou curto elétrico. 

Um motorista pode ter um mal súbito,  ou outra ocorrência médica, caso assim, precisa ter um atendimento imediato e solicitar socorro. 

E importante saber que não somente os condutores de transporte de caçamba tem que saber lidar com situações de emergência. Todos nós estamos sujeitos a situações como essas. Devemos ter o conhecimento de como agir, ou pelo menos a quem recorrer. Atitudes precisas, podem salvar vidas.