Reciclagem é TRANSFORMAÇÃO

Hoje o assunto é: RECICLAGEM

Você sabe o processo de Reciclagem?

Tudo que envolve, como é todo o processo e tudo que pode ser transformado atarvés dela.

A reciclagem nada mais é que a transformação de objetos, materiais ou resíduos em novos materiais ou produtos. 

A reciclagem é uma das principais fontes de iniciativa a sustentabilidade ambiental. Com ela, evitamos o desperdício e aprendemos a desprezar o lixo em lugares devidos, pois existem muitos que não são biodegradáveis e são totalmente prejudiciais para a  natureza.

Lixo é um assunto sério!

Todo lixo que produzimos no dia a dia, é desprezado em aterros, sanitários, você sabe o que é isso?

Aterros Sanitários são locais apropriados para o descarte e é através dele que o lixo tem destino certo.

Esses aterros são feitos para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, juntamente com a saúde pública. 

São feitos com isolamento de solo para não contaminar o solo e a água com o lixo depositado nele, por causa de odores, gazes e doenças. O lixo é compactado com total frequência para economizar espaço. E é feito um tratamento de drenagem do líquido formado pelo lixo, para não contaminar o meio ambiente. 

Os aterros são monitorando por regulamentações e requisitos com normas ambientais. 

Quando um aterro chega ao máximo de sua capacidade de armazenamento,  ele é encerrado e passa por esse processo com uma cobertura final com camadas de solo, com monitoramento pós encerramento.

Lixo realmente é assunto muito sério a ser discutido e entendido. Muitos não sabem o destino do seu próprio descarte, e isso pode causar danos graves ao meio ambiente.

Reciclagem trás muitos benefícios, e os principais é que ela diminui o lixo ou os resíduos nos aterros e diminui a poluição. 

Mas para a reciclagem acontecer temos que iniciar dentro de nossas casas, comunidades e fazer chegar a toda sociedade, essa boa educação tem que se propagar como uma corrente de boa conduta.

Se toda população começar a aprender, se educar e praticar, nosso meio ambiente agradece, pois já foi bastante judiado por anos e anos com a falta de informação.

Aqui vamos ensinar os passos da reciclagem de uma forma simples e útil:

COLETA ou SEPARAÇÃO: Precisamos separar e saber o que é reciclável em tudo que usamos no dia a dia, e dentre o que mais usamos, estão o plástico, papel, vidro e metal. Cada material tem que ter um recipiente adequado para ser desprezado e armazenado. 

PROCESSAMENTO: O material recolhido passa por um processo de limpeza, trituração, onde é separado por componente.

Exemplo: 

Papel passa por todo um processo e transformado em papel reciclado

Plástico: é derretido para ser feito outros produtos em plástico.

Todo o material que passou por essa transformação, é processado e através disso, vira um novo produto ou material de uso.

Exemplo:

O vidro reciclado se transforma em outras embalagens de vidro ou até mesmo em alguns materiais de construção. 

Muitas construções e obras, contratam o serviço de aluguel de caçamba para recolher os resíduos de sua construção, e esse serviço de locação de caçamba, além de recolher o entulho, descarta o mesmo em local correto, para que possa acontecer essa tratativa nos recicláveis.

Cada empresa pode trabalhar de uma forma, até mesmo dependendo da própria legislação local, porém a reciclagem pode iniciar pela empresa de caçamba,  fazendo a separação dos materiais  recicláveis, dos não recicláveis e direcionando adequadamente cada um, estabelecendo parcerias com recicladores, e com essa parceria fazendo com que comece a transformação. 

Existem empresas de caçamba que tem a infraestrutura própria para  a reciclagem, desde a separação a todo processo de reciclagem e transformação em um novo produto.

Esses materiais podem ser uma forma de reciclagem criativa, virando até uma fonte de renda para alguns. 

O que pode atrapalhar o processo de reciclagem de entulhos em uma caçamba, são pessoas que aproveitam de caçambas paradas em obras, e dispensam algum móvel ou resíduo que não é da própria obra onde contratou o serviço, acredito que todos já viram isso acontecer, e isso acontece em todos os bairros de todos os lugares,  de mais favorecidos ao menos. Inclusive nos bairros nobres de São Paulo como Brooklin, Lapa, Vl Leopoldina como também na grande São Paulo em Osasco.  As pessoas acabam jogando móveis, materiais de decoração por exemplo e esses ítens podem ser restaurados, vendidos ou doados. 

Muitos materiais desprezados em caçambas podem ser reutilizados e transformados em novos ou em outro com um toque a mais usando um pouco da criatividade. 

Lembrando novamente que materiais como madeira, metal, vidro e plástico são recicláveis.

Além dos recicláveis existem os restaurados como por exemplo:

Palets: a madeira pode ser desmontada e transformada em móveis.

Pneus: Além de recicláveis,  podem também se fazer objetos de decoração como vasos de plantas, mesinha de centro ou balanços 

O que importa para a reciclagem aumentar e ficar mais popular é o conhecimento junto com a aprendizagem e a conscientização.  Fazer o melhor para o meio ambiente favorece a toda humanidade sempre!