Motorista de Caminhão de Cargas Pesadas, aprendam a gerenciar o Estresse

O trabalho de motorista operador de caçamba pode ser desafiador. Aprenda a gerenciar o estresse e a pressão, mantendo a calma em situações difíceis.  

Para desvendar como deixar o seu trabalho mais ordenado, nada melhor que entender todas as funções de um motorista operador de  caçamba,  são muitas as responsabilidades,  tarefas e vamos mencionar todas aqui.

Esse tipo de trabalho, normalmente são funcionários de empresas que trabalham com a locação de caçamba. Está ligado a operar, transportar veículos de peso, caminhões com caçamba,  vários tipos de materiais sólidos, como por exemplo, entulho de construção entre outros. Função fácil de ser localizada em construções civis de pequeno ou grande porte, entre vários setores como também paisagismo, mineração, saneamento básico, etc. 

Dentro deste trabalho, aloja-se várias funções que fica de responsabilidade do operador. 

O motorista tem a função de direcionar o caminhão, ou seja, ele opera o mesmo, e  tem que se responsabilizar pela segurança em vias públicas, estar atento às regras de trânsito, garantir o bom estado do veículo, cuidar da carga que está conduzindo e das pessoas que estão ao redor. Ele deve estar dentro das condições legais para dirigir veículos de tal procedência.

É importante que ele esteja familiarizado, treinado e equipado para também fazer o carregamento da caçamba. 

Seguir as instruções de transporte que o cliente ou o responsável pela obra é de extrema importância, segurando até o destino, que pode envolver conduzir o veículo em vias públicas, estradas, terrenos acidentados, área urbana ou qualquer outra situação até mesmo inesperada e desafiadora que o profissional pode enfrentar.

Chegando no destino, também é responsável pela descarga da caçamba. Também tem que ser efetuado de forma segura. Pode ser feita pelo sistema hidráulico, porém com toda maestria pelo motorista, que terá todo o manuseio da função.

O veículo dessas empresas de aluguel de caçamba, precisam estar sempre com a manutenção em ordem. O motorista também é responsável pela inspeção do bom estado do veículo, como pneus, óleo, água, combustível e demais reparos que possam surgir. Esse tipo de revisão tem que ser regular e programada periodicamente para manter o veículo seguro de suas funções. 

O profissional precisa estar ciente de todas as normas de segurança do trabalho,  utilizando os equipamentos de proteção individual,  EPIs, adequadamente, cumprir com as legislações,  regulamentações de tudo que envolve seu trabalho. 

Cada região pode ter exigências diferenciadas. Importante estar informado sobre as variantes que podem estar presentes. 

Os motoristas enfrentam algumas dificuldades que podem levar a estresse diários, como tráfego intenso nas ruas, congestionamento é um grande desafio diário a seguir por eles. Terão que lidar com tudo que envolve na área urbana como trânsito, pedestre, veículos estacionados, manobras com espaço reduzido ou limitado. Muitas vezes, precisa ter habilidades avançadas para condução, evitando colisões ou acidentes de várias formas. 

Saber distribuir corretamente a carga, equilibrada, pois tem resíduos que podem deixar o veículo instável como areia ou terra. Evitar tombamento ou seja, derramando a carga durante o trajeto. 

As condições climáticas também deixam o trabalho do motorista intenso como chuva intensa, neblina, neve, gelo, potencializam o perigo na profissão, proporcionando mais tensão na função, precisando ter todas as precauções em excesso para garantir mais segurança. 

É fácil de deduzir que esses motoristas colocam a vida e a saúde em risco. Exige fisicamente preparo e disposição, podem sofrer lesões, por esse motivo a importância de estar atento a todas as exigências das tarefas. 

O nível de estresse de um motorista operador de caçamba pode variar com alguns fatores. O ambiente de trabalho, pressão exigida,  carga horária, condições de trabalho, esforço físico, etc.

Precisam trabalhar com prazos, se organizar com roteiros de carga e descarga. Concluir todas as tarefas estipuladas, seguir o cronograma, tudo isso, leva a um estresse,  podendo até dificultar a conclusão dos serviços direcionados .

É uma responsabilidade geral que envolve muitos fatores do início ao fim da execução das tarefas, ressaltando que cada pessoa lida com o estresse de uma forma, uns com mais intensidade outros com menos, uns com mais facilidade de se adaptar com essas situações, outros com dificuldade de gerenciar alguma estratégia para ter uma vida adaptável a suas funções e fluxo de vida. 

Buscar apoio social, hábitos saudáveis,  praticar esporte, recorrer a técnicas de relaxamento, procurar um hobby que lhe agrada, tudo isso pode ajudar a manobrar esse inconveniente que afeta muito a humanidade, principalmente aos que moram e têm que manter a rotina das grandes cidades como a de São Paulo, com bairros de extremo movimento como Jardins, Vila Leopoldina,  Vila Olímpia, Brooklin,  ou até mesmo cidades vizinhas que não são diferentes de agitação como Osasco, Barueri,  São Bernardo e muitas outras. 

Cada localização pode influenciar a carga horária de trabalho. Na lei no Brasil, o máximo de horário permitido de trabalho semanalmente é de 8 horas, podendo estender 2 horas extras ao dia, com descanso  mínimo de 11 horas.

Estudar estratégias eficazes para aliviar o estresse e o caminho para se manter bem em harmonia e equilíbrio. 

Planejar e se organizar dentro das tarefas. Estabelecer limites para sua rotina, atividades prazerosas e pessoais, se socializar com amigos dentro e fora do ambiente de trabalho, auto cuidado, observar seus limites, buscar suporte profissional em casos que necessite de ajuda especializada. Cada um tem suas tolerâncias e funcionam de jeito único. O que é bom para um nem sempre é para o outro. O estresse é um mal que acomete muito da humanidade nos dias de hoje, e precisamos nos cuidar para não evoluir para problemas mais graves como depressões. Temos que priorizar nossa saúde mental e fisica. Assim terá boas consequências na sua vida pessoal e profissional.