Drywall conheça as evoluções desse material

Drywall,  conheça as evoluções com as vantagens e desvantagens desse tipo de obra. 

As profissões passam por constantes mudanças e a tecnologia é visível ferramenta para muitos áreas e não seria diferente para a área de construção civil. 

A construção de alvenaria tradicional,  usa materiais de comum conhecimento, como tijolos, cimento, areia, pedra, etc. Mesmo com materiais de primeira linha, ainda se qualifica em meios tradicionais de se executar uma obra. 

Porém, mais lenta, a construção de alvenaria pode ter suas vantagens. 

Ressaltamos a resistência e durabilidade, fornece uma estrutura robusta tendo uma vida útil longa se bem executada. 

Isolamento térmico e acústico, devido a sua espessura e durabilidade, ajuda a regular a temperatura interna e também a transpassar ruídos sonoros. 

Resistente a fogo, proporcionando mais segurança e proteção a incêndio. 

Estabilidade estrutural,  proporcionando rigidez,  suportando força externa como vento, tremores, etc. 

Comparando ao Drywall,  a alvenaria é menos suscetível a arranhões ou danos leves, que uma estrutura mais frágil pode ocorrer. 

Valorização do imóvel, pois as construções de alvenaria ainda tem uma característica mais desejável nas propriedades. 

Hoje ainda existem facilidades nos projetos de alvenaria. 

Tudo mantendo um bom planejamento, mais e o avanço da tecnologia,  aumenta visões estratégicas para ter um bom andamento da obra. 

Porém existe a prática do Drywall.  Hoje com muitas variações e opções no mercado, e no sistema de construção, pode ser mais viável , requer técnica para instalação e conhecimento,  assim como todo feito a se realizar. 

Será que todos conhecem o que é Drywall?

Nada mais é que painéis de gesso revestido com papel cartão. Os painéis são instalados e fixados em  estruturas metálicas, bastante leves, formando as paredes e tetos ou revestimento necessário. 

É rápido, versátil, permite melhor flexibilidade no projeto e por ser leve, facilita também o transporte, armazenamento e instalação.  

Neste método,a facilidade com reparos e modificações é mais viável. Mudanças na parte elétrica e hidráulicas por exemplo, são efetuadas com mais facilidade. 

Cada projeto necessita de uma técnica a seguir, ou ambas as técnicas podem se adaptarem. Basta recorrer a que mais lhe agrada e proporcione bem estar, revendo as vantagens e desvantagens. 

Hoje o mercado oferece várias opções de drywall já com algumas particularidades que ajudam na hora de decidir o que e como realizar a construção ou reforma. 

Começando pelo Drywall Standard,  ou retangular, é o mais comum e tradicional a ser encontrado. Usado muito em paredes internas, tetos ou em áreas secas. 

Existem os resistentes a umidade, conhecido como drywall verde; é indicado para áreas molhadas como banheiros, cozinha, área de serviço. Sendo aplicada e apaptada sem danificar ou sujeitos a mofo. 

Tipo acústico,  projetado com mais isolamento, diminui ruídos, possui camada adicional de material na sua composição de fabricação. 

Drywall mais resistente a impactos. É  reforçado com fibras de vidro, adaptável em corredores com maior movimento, pois podem sofrer colisões como em corredores de escola ou hospitais. 

É possível trabalhar com curvas e painéis flexíveis e forma mais complexas.

Com essas opções, já abre mais oportunidades para seu complexo trabalho, te deixando com uma variedade maior de escolha e adaptação. 

O Drywall,  mesmo com essas facilidades, temos de contra partida as desvantagens.

Isolamemto acústico limitado, podendo não ser tão eficiente como as paredes de alvenaria tradicionais. 

Limita a fixação nas paredes, os objetos precisam de bucha específica ou ancoragens para itens como prateleiras ou algo parecido mais pesados.

Não tem muita resistência a grandes impactos. O padrão é ser mais frágil, e poder ter grandes chances de danificar com mais facilidade. 

Embora exista placas com mais resistência a água, a longa exposição a umidade pode lhe causar danos. 

Algus reparos podem ser feitos com massa de acabamento ou gesso. Porém maiores estragos pode exigir substituição da placa. 

Por esses motivos, é bom avaliar o projeto minuciosamente. Devido a necessidade de cada técnica e espaço da  obra, ambas podem ser ajustadas trazendo funcionalidade e harmonia para o ambiente. 

As duas técnicas, seja qual for a escolha,  geram resíduos, entulho. E para também contornar este inconveniente,  serviços adicionais a serem contratados é necessário, como o de locação de caçamba.  Útil para manter a limpeza da sua obra. 

Basta saber o momento ideal para contratar o serviço de aluguel de caçamba para ficar ajustável no periodo da construção. 

São Paulo é palco para diversas obras das mais diferentes formas. Bairros como Jardins, Lapa, Vila Leopoldina,  Vila Olímpia, ou até cidades como Osasco, Barueri, São Bernardo,  possuem verdadeiras obras de arte quando falamos em construção civil. Vários métodos e técnicas a serem aplicadas , basta um projeto e planejamento. 

Mais importante ainda é analisar e estudar sua obra. Adaptar o melhor método é fundamental para ter um ótimo resultado.