Pontos Positivos e Negativos na Reforma Fazendo  Você Mesmo

Quais os impactos positivos e negativos quando você mesmo resolve fazer uma reforma em sua residência. 

Uma vez decidido realizar uma reforma em sua residência por si próprio,  temos muito a se avaliar, estudar e ver todas as possibilidades de acerto e pontos de fracasso que podem desencadear. Estamos vulneráveis a erros, pela falta de prática e as vezes até mesmo falta de habilidades, pode se obter resultados nem sempre satisfatórios. 

Da mesma forma que com tantos tutoriais disponíveis na Internet, podemos ter grandes feitos com total acerto.

Vamos falar de impactos positivos e estreitar nosso conhecimento. 

Economizar custos é a primeira vantagem quando se decide fazer algo por conta, dispensando o serviço de mão de obra. Por esse ponto já pode ter uma grande redução no orçamento, e pode ser bastante significativo. Ainda mais quando nos referimos a projetos de pequeno porte. 

Você acaba tendo um controle total da obra, do início ao fim. Para isso, tem que construir um excelente planejamento, porque mesmo se seu projeto for pequeno, exclua a  possibilidade de se perder nele. 

Organize seu projeto em fases. Pequenas fases concluídas fica mais fácil de se concentrar a cada etapa e se atentar aos pequenos detalhes. 

Saberá a hora de ter que efetuar um reparo, trabalhar a pintura, contratar um prestador de serviço, como a de locação de caçamba.  Nada pode sair do previsto. O aluguel de caçamba por exemplo, terá que chamar quando realmente for trabalhar com algo que faça resíduos, acumule entulho e no momento certo. Esses serviço como alguns outros costumam ter tempo de permanência como data de entrega e retirada, assim terá que se programar com ferramentas se for caso de locação,

Tudo que saia do previsto , pode lhe acarretar um custo extra por estar se reprogramado e as vezes tendo um desperdício de situações.

Lembre se que todo projeto vai depender de você, então esteja com disponibilidade de tempo, ou pelo menos um tempo flexível para poder se dedicar ao que está se prontificaram a fazer. 

O aprendizado, a satisfação pessoal, leva a realização de um ótimo trabalho. Você pode adquirir conhecimento de muita serventia. Fora que ver um bom resultado do seu trabalho é de muito valor pessoal. Poder apresentar as pessoas como sua realização é bastante agradável. 

Da mesma forma que temos pontos positivos, também temos pontos negativos a citar quando se toma a frente totalmente de um projeto, temos que ficar atentos e estar prevenidos para não ter surpresas desagradáveis. 

A falta de experiência, conhecimento, habilidades com a área civil, pode estar sujeito a erros, levando a retrabalhos, aumento de custos, atraso do projeto e até chegar a ponto de ter que solicitar reparos de profissionais já especializados na tarefa, e pode acabar no desequilíbrio do orçamento, acabando com as expectativas de diminuir custos na execução do projeto. 

Atento a licenças que talvez você nem sabia que para uma pequena reforma é exigido.  Consulte a sua região, se for na cidade de São Paulo, bairros como Brooklin,  Vila Leopoldina,  Vila Olímpia,  Lapa, especule no seu bairro órgãos  ou sub prefeituras responsáveis. Grande São Paulo como Osasco, Barueri, cada localização tem suas particularidades e exigências, saber da burocracia também faz parte do aprendizado. 

Tempo hábil para execução do trabalho vai exigir muito de você, tanto quanto o esforço físico. Lembre se que você é o projetor, executor e responsável por gerenciar toda a obra a ser realizada. 

Muito cuidado com a segurança no local com você e com a própria obra, no caso na sua propriedade, certifique se que está usando corretamente os EPIs. Sobre os tutoriais, seja bastante estudioso sobre tudo que vai manipular sem total conhecimento. Trabalhar com ferramentas e materiais, serviços elétricos, encanamento pode exigir conhecimento específico, e a falta de convivência e habilidades com certas tarefas podem lhe causar danos ou grandes prejuízos sem contar os acidentes pessoais.

Algumas reformas executadas fora do perfil de um profissional,  podem tirar o seu direito a seguros residenciais caso tenha algum. Terá que se responsabilizar por tudo que está fazendo e também por possíveis problemas futuros. Toda garantia desse serviço realizado fica 100% sob sua responsabilidade.  

Avalie suas habilidades, conhecimentos a fim de minimizar riscos, retrabalhos, prejuizo e tempo perdido. 

Seja observador e avaliador da própria tarefa. Saiba que pode acontecer de ter uma qualidade inferior a de um profissional especializado. Isso pode ter um efeito visual ruim principalmente em minuciosos acabamentos. Erros são comuns, nem sempre consegue repara los a tempo, terá que se responsabilizar por falhas e reparos. Problemas podem surgir no decorrer da obra, sendo de sua diretriz resolve los, isso pode incluir custos e mais retrabalhos. 

Avalie sempre sua capacitação de cada tarefa, não se aventure sem respaldo para não ter grandes arrependimentos. 

Porém saiba que é possível e muito comum hoje em dias as pessoas arriscarem essas reformas por si e conseguirem o melhor resultado, até mesmo se surpreendendo com excelentes resultados. Tem muito material de aprendizado disponível,  gratuitamente e fácil acesso. Dicas, conhecimentos, aprendizagem, sempre será vem vindo seja em qual for a área.